Em comemoração aos 50 anos da Pedagogia da Alternância no Brasil, a I CONFERÊNCIA NACIONAL DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO BRASIL, com o Tema: Pedagogia da Alternância no Brasil – 50 anos – Juventudes e Educação, Saberes e Fazeres da Formação em Alternância no Brasil, cujo objetivo é compreender o processo histórico de construção da Pedagogia da Alternância no/do Brasil nestes 50 anos de caminhada, sua relevância, contextualização e papel no atual cenário brasileiro, a partir da concepção de educação contextualizada no/do campo.

Assim, a I Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância do Brasil, pretende debater e refletir  sobre os 50 anos da Pedagogia da Alternância no Brasil, sua atuação junto aos sujeitos beneficiários, tendo em vista que a instituição tem como missão, contribuir para que as Escolas Famílias Agrícolas – EFA’s e as Casas Familiares Rurais – CFR’s brasileiras desenvolvam uma formação integral e personalizada de adolescentes e jovens trabalhadores/as rurais e suas famílias, em harmonia com o meio ambiente; articulada com valores humanos, cristãos, técnico-científicos e artístico-culturais; centrada em políticas de geração de trabalho e renda familiar, na perspectiva do fortalecimento da agricultura familiar, da Educação Contextualizada no/do Campo, da solidariedade e sustentabilidade no campo.

Esta conferência irá aprofundar através de intervenções (aprofundamentos teóricos) nos momentos dos Painéis e mesas de discussão, sobre princípios e pilares da Pedagogia da Alternância, e sua interface com a Agroecologia, Educação do Campo e Educação Contextualizada, bem como, juventudes e profissionalização, saberes e fazeres, de uma educação com fundamentos agroecológicos, em movimento na formação integral e desenvolvimento do meio, que permitam materializar a Pedagogia da Alternância no âmbito do estado brasileiro, ampliando conquistas, com Marcos Regulatórios para efetivação plena do funcionamento dos CEFFA’s.

Mais informações acesse: https://conpab.com.br