Por: Núcleo de Comunicação do Sertão Agroecológico

Com objetivo de fortalecer a agricultura familiar de base agroecológica e de produção orgânica, com enfoque na agrobiodiversidade, como eixos de um desenvolvimento rural sustentável no semiárido, o Núcleo de Estudos e Pesquisa Sertão Agroecológico da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, promoveu na última sexta-feira (6), o “Intercâmbio de Práticas de Convivência com o Semiárido, Agroecologia e Produção Orgânica” com as famílias agricultoras do Projeto Fulgêncio,  situado no município de  Santa Maria da Boa Vista/PE.

A valorização dos saberes e conhecimentos tradicionais, o incentivo à troca de vivencias entre agricultores através de intercâmbios, tem se confirmado como uma das metodologias participativas mais importantes da agroecologia. Nesta perspectiva, as atividades do Núcleo deram início, às 8h30, com uma mística de acolhimento e apresentação e, em seguida, os agricultores participaram de oficinas de práticas agroecológicas, de produção orgânica, demostrando diversas possibilidades de produzir sem agrotóxicos, com autonomia e preservação ambiental. http://www.mersinwebreklam.com/

Ministradas por professores e bolsistas do Núcleo Sertão Agroecológico, as oficinas deram início com a professora Cristiane Dacanal, a qual trouxe para discussão sobre as demandas relacionadas ao projeto de construção da Sede da Associação de Produtores da Comunidade Fulgêncio”. Em seguida, aconteceram as oficinas sobre Compostagem Orgânica, ministrada por Laura Caroline e Carolina Subires (estudantes do curso de Engenharia Agronômica/Ceagro/Univasf); Produção de Biofertilizantes, Adriano José da Silva (Agrônomo) e Wanderson Thiago Rodrigues (estudante do curso de Engenharia Agronômica/Ceagro/Univasf); Controle alternativo de Pragas, Poliana Moreira e Rodrigo Gilberto (estudantes do curso de Engenharia Agronômica/Ceagro/Univasf); Vermicompostagem, Diego Limaverde e Lucas Ricardo (estudantes do curso de Engenharia Agronômica/Ceagro/Univasf); Banco de Sementes, Kátia Gonçalves (pós-graduanda do Mestrado Profissional em Extensão Rural/PPGExR/Univasf), Isabela Oliveira (estudante do curso de Ciências Biológicas/CBio/Univasf); e Raysa (estudante do curso de Engenharia Agronômica/Ceagro/Univasf) e Adubação Verde, Elson de Oliveira*, Allef Frankclen
(estudante do curso de Engenharia Agronômica/Ceagro/Univasf) e Larissa Victor (estudante do curso de Ciências Biológicas/CBio/Univasf).

À tarde, o momento foi de conhecer de perto as técnicas de produção orgânica e agroecológica, adotadas pelos agricultores familiares dos Assentamentos Terra da Liberdade e Mandacaru, localizados em Petrolina. Durante o percurso foram visitadas as hortas comunitárias e as variedades de produtos orgânicos cultivados. Além disso foi conduzida uma roda de diálogos voltado para autonomia de produção e comercialização de alimentos saudáveis.

Ao final, os participantes avaliaram o intercâmbio como momento participativo e construtivo de novas possibilidades de produção agroecológica. A agricultora do Projeto Fulgêncio, Maria Jaislene de Lino, 22 anos, disse que “devemos deixar de lado o uso de produtos químicos que fazem mal ao ser humano e avançarmos no que vai além de preservar o meio ambiente. Essa vivência foi maravilhosa porque vimos teatro, poesia, dicas práticas que nos incentivam a produzir alimentos orgânicos em nossa comunidade”, afirmou.  Além da troca de experiências, foram distribuídos sementes crioulas, mudas e folders relacionados a cada oficina.

Mais fotos:

* Elson de Oliveira é pós-graduando da primeira turma do Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial – PPGADT/Univasf.