Fonte: Comunicação IRPAA

Discutir a caminhada da Pedagogia na Alternância do Brasil e do Mundo foi o propósito da Conferência de Abertura da I CONPAB, do I Colóquio Internacional Interdisciplinar da Pedagogia da Alternância e do IV Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância, eventos que aconteceram em Salvador, Bahia, no período de 11 a 13 de setembro, no auditório do Hotel Fiesta Bahia, em Salvador, Bahia. Os Conferencistas convidados foram Thierry de Burghgrave – Assessor Pedagógico da REFAISA com larga experiência na área e Pedro Puig – AIMFR (Association Internationale des Mouvements Familiaux de Formation Rurale), natural do Catalão e atualmente acompanha o trabalho das Efas de vários país, contando com a coordenação de Idalgizo José Monequi – MEPES / UNEFAB.

O evento foi realizado pela União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB), Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA) e Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA). Estão co-realizando a Conferência o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, a UNIVASF, a UFRB, UNEB, UFRPE, em parceria com a Secretária de Educação do Estado da Bahia, Companhia Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, a Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA, Embrapa Semiárido, AIMFR, Misereor, Kindemissione, Fórum da Agricultura Familiar – FBAF e a Terra dos Homens.

Na dimensão acadêmica, o evento nacional e internacional, se articula com o Doutorado Profissional Interdisciplinar em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, no evento, representado pela docente Dra.  Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, coordenadora em exercício do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial (PPGADT/UNIVASF) e o Mestrado Profissional em Extensão Rural, com a presença do Coordenador do Programa, Prof. Dr. Denes Dantas Vieira, também docente permanente do PPGADT, gerando bases científicas com foco na Pedagogia da Alternância.

O evento contou com a participação do doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, Tiago Pereira da Costa – REFAISA/ IRPAA, membro da Comissão Organizadora do evento.