Núcleo de Comunicação do Sertão Agroecológico

Por Rosy Katia Souza Gonçalves

No período de 1 a 5 de outubro, a Rede Territorial de Agroecologia do Vale do São Francisco Baiano e Pernambucano realizará a II Edição da ‘Semana da Agroecologia: Produção Orgânica e Segurança Alimentar e Nutricional” nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). O evento tem como objetivo promover a divulgação e ampliar o debate sobre a Agroecologia e Produção Orgânica em todo o vale do São Francisco, como forma de garantir a segurança alimentar e nutricional de produtores e consumidores.

Intercâmbio: Traçando saberes:

01/10 – O ponta pé inicial começará às 07h30, com o intercâmbio de saberes, envolvendo os estudantes da Escola Municipal Luiza de Castro e os agricultores da Horta Comunitária Hortovale do Bairro João de Deus, em Petrolina, com mediação do Núcleo de Estudos e Pesquisa Sertão Agroecológico da Univasf. A programação encerrará às 10h.

Intercâmbio da Agricultura Urbana e Periurbana: Assentamento Terra da Liberdade visitando à Horta Comunitária Povo Unido

02/10 – As famílias agricultoras do Assentamento Terra da Liberdade, em Petrolina irão conhecer o sistema produtivo, sócio-econômico sustentável da Horta Urbana Comunitária Povo Unido de Juazeiro. O Intercâmbio da Agricultura Urbana e Periurbana acontece, das 08 às 12h.

Reaproveitamento de Produtos Orgânicos:

03/10 – A partir das 17h, quem quiser pode se ‘achegar’ na Feira dos Orgânicos de Juazeiro para trocar conhecimento sobre ‘Reaproveitamento de produtos orgânicos e uso de palma para alimentação humana’. A oficina será ministrada pela tecnóloga em Alimentos, Ataildes Pinheiro, da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP). A programação cultural se estenderá até às 20h, com música ao vivo.

Sementes Crioulas e Transgenia:

04/10 –  A partir das 17h20, o doutorando da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Erifranklin Nascimento Santos, iniciará a oficina ‘Transgenia e seus efeitos’.  Depois teremos a apresentação do espetáculo ‘Teatralizando Sementes no Plantio Agroecológico’, com as mestrandas em Extensão Rural da Univasf, Rosy Kátia Souza Gonçalves (Sertão Agroecológico/PPGExR) e Neuraide Moraes Marinho (PPGExR). O circuito de debate sobre sementes crioulas será mediado por Victor Maciel do Nascimento do SASOP, no primeiro Mercado Municipal de Orgânicos do Nordeste, localizado no bairro Areia Branca, em Petrolina.

Lançamento do Livro: “Agroecologia no Semiárido”

05/10 – O dia será direcionado para as ‘Conexões Agroecológicas’: Educação em Agroecologia’ serão diversas discussões e debates: das 08h às 10h será  lançado o livro “Agroecologia no Semiárido” da Expressão Popular, com debate facilitado por Cícero Félix (IRPAA), Elson  de Oliveira (Sertão Agroecológico/ PPGADT/UNIVASF) e Paola Bianchini da Embrapa Semiárido. Das 10h às 12h, a Construção do ‘Tapiri de Saberes’ trará a exposição de trabalhos e vídeos sobre experiências exitosas em agroecologia e produção orgânica nos territórios Sertão do São Francisco PE/BA, que serão apresentados no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, de 4 a 7 de novembro em Aracajú/SE, tendo como lema “Ecologia de Saberes: ciência, cultura e arte na democratização dos sistemas agroalimentares”.

Educação em Agroecologia:

Às 14h daremos início à Mesa Redonda I, com o tema I: ‘Educação em Agroecologia na Pedagogia da Alternância’, com Tiago Pereira da Costa (IRPAA e REFAISA); Tema II: ‘Construção do Conhecimento Agroecológico: A experiência do SASOP na região semiárida. As mesas serão mediadas pelo vice coordenador do PPGADT, Dr. Helder Ribeiro Freitas (UNIVASF).

A II Mesa Redonda será mediada pela Dra. Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, professora do PPGADT e PPGExR da UNIVASF. Tema I ‘ Agroecologia e as Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto: Desafios frente ao avanço do Capital’, com Gilmar dos Santos Andrade (Tecnólogo em Agroecologia (ELAA/IFPR) e mestre em Educação do Campo (UFRP); e o Tema II ‘Núcleo de Agroecologia na promoção da troca de sabres no Sertão do São Francisco’ com Moisés Félix de Carvalho Neto (Engenheiro Agrônomo e Doutorando da UFRR).

Parceiros:

A  II Semana da Agroecologia: ‘Produção Orgânica e Segurança Alimentar e Nutricional’, também integra o calendário oficial do município de Petrolina,  por meio da Lei nº 2.986/2017 e é promovida em parceria com a Rede Territorial de Agroecologia do Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano, o IRPAA, Sertão Agroecológico, Embrapa Semiárido, através do Núcleo de Agroecologia do Semiárido, APROVASF, os programas de pós-graduação  da UNIVASF (PPGADT/PPGExR), as  Prefeituras dos municípios de Juazeiro(BA) e Petrolina(PE), Mandato Coletivo do Vereador Gilmar Santos, SASOP, GAU/UNEB, a ADEAP e com apoio financeiro do  CNPq.

Programação completa