Texto: Núcleo de Comunicação do Sertão Agroecológico

Na última quarta-feira (11), estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Pau Brasil, localizada na área rural do Perímetro Irrigado Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista/PE, se reuniram no prédio da escola para fortalecer o debate sobre práticas agroecológicas e produção orgânica na comunidade.

Intitulada ‘Semeando Agroecologia’, a ação faz parte do Projeto de Extensão PIBEX/Univasf, coordenado pela professora Rita de Cássia Rodrigues Gervásio*, também vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Sertão Agroecológico da Univasf. As atividades são realizadas pelo bolsista Rodrigo Gilberto, integrante do Sertão Agroecológico, com apoio da professora da escola, Luzineide Praxedes.

O projeto envolve 35 jovens do ensino médio integral, que se matricularam na disciplina Agroecologia, tendo iniciado as atividades em julho deste ano e segue até dezembro/2019.  De acordo com a gestora escolar, Sandra Wanderley, ‘Semear Agroecologia’ é importante para os alunos, filhos de agricultores, porque cultivam lavouras com uso extremo de agrotóxicos. “ Além de aprender sobre a importância da agroecologia como alternativa de produzir e comercializar alimentos saudáveis, podem se tonar multiplicadores do conhecimento” concluiu.

*Rita de Cássia Rodrigues Gervásio é docente colaboradora do Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial.