Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), em nível Doutorado Profissional, que se constitui numa associação de Universidades da Região Nordeste do Brasil, formada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade do Estado da Bahia, visa o somatório das potencialidades locais e regionais, objetivando a aquisição e o desenvolvimento de competências, formação e experiência diversificada, para compreender, refletir e atuar dentro da complexidade intra e interprocessual do desenvolvimento Agroecológico e Territorial, de modo interdisciplinar.

O PPGADT visa à formação interdisciplinar de profissionais de diferentes áreas de formação que serão capacitados para atuar na promoção da agroecologia e desenvolvimento territorial no que tange à diversidade socioambiental e aos desafios à transição agroecológica e promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

Instituições de Ensino:

  • Universidade Federal do Vale do São Francisco – Sede Proponente
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco – Polo
  • Universidade do Estado da Bahia – Polo

Nome do Programa: AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Área de Avaliação: Interdisciplinar

Área Básica: Câmara Temática I – Desenvolvimento & Políticas Públicas (Meio Ambiente e Agrárias)

Modalidade: Profissional                  Nível: Doutorado

Periodicidade da Seleção: Anual

Locais em execução:

  • Sede: Espaço Plural – UNIVASF 
    End.: BA 210 Km 04, Rod. Juazeiro/Sobradinho, Malhada da Areia – CEP: 48909-210 – Juazeiro/BA 
    Email: ppgadt@univasf.edu.br
  • Polo: Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE 
    End.: Departamento de Educação, R. Dom Manuel de Medeiros, S/N, Dois Irmãos, CEP: 52171-900 – Recife/PE | Fone: (81) 3320-6587
    Email: coordenacao.ppgadt@ufrpe.br
  • Polo: Universidade do Estado da Bahia – CAERDES – UNEB
    End.: Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável – CAERDES/ Departamento de Ciências Sociais – DTCS – III, Av. Paulo Rios Campelo, S/N, São Geraldo, CEP: 48904-719 – Juazeiro/BA
    Email: ppgadtdtcs3@uneb.br

Objetivos:
Geral: promover na região do semiárido, uma outra perspectiva em relação aos processos de apropriação, transformação, circulação, consumo dos bens naturais e excreção dos resíduos pelas sociedades dos distintos territórios. Mais especificamente, pretende-se abordar a produção de alimentos associada aos diferentes modos de vida e práticas dos camponeses, dos movimentos sociais do campo e dos povos e comunidades tradicionais, além de avaliar os agroecossistemas e os sistemas agroalimentares com base nos conceitos e ferramentas utilizados na Agroecologia e no Desenvolvimento Territorial.

Específicos: à Formar Profissionais:

  1. Dotados de uma efetiva base científica e técnica, comprometidos com o entendimento e aplicação de princípios, conceitos e métodos adotados pela Agroecologia e o Desenvolvimento Territorial, junto aos camponeses, movimentos sociais do campo e povos e comunidades tradicionais, visando uma perspectiva integradora e de natureza interdisciplinar, na busca de modos de vida sustentáveis.
  2. Capazes de contribuir com a construção e disseminação de conhecimentos científicos, políticos, econômicos, socioculturais e ambientais para a implantação e manejo de agroecossistemas qualificados, sob a perspectiva do desenvolvimento territorial.
  3. Preparados para atuar em processos educativos formais e não formais no campo da Agroecologia e do Desenvolvimento Territorial, consubstanciados em metodologias participativas na área do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação.
  4. Habilitados para desencadear processos de inovação sociotécnica e de transição agroecológica, utilizando-se de tecnologias socioecológicas para o redesenho de agroecossistemas e de sistemas agroalimentares mais sustentáveis, fortalecendo iniciativas e experiências importantes para desenvolvimento territorial.
  5. Tecnicamente capazes para formular, planejar, executar, monitorar e avaliar políticas públicas que contemplem aspectos socioeconômicos, culturais, ambientais e da saúde nos campos da Agroecologia e do Desenvolvimento Territorial em prol dos modos de vida dos camponeses, movimentos sociais do campo e povos e comunidades tradicionais.