Área de Concentração

O PPGADT visa à formação interdisciplinar de profissionais de diferentes áreas de formação que serão capacitados para atuar na promoção da agroecologia e desenvolvimento territorial no que tange à diversidade socioambiental e aos desafios à transição agroecológica e promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis e que apresentem inserção na única área de concentração do programa:

  • SOCIEDADE, NATUREZA, INOVAÇÕES SOCIOTÉCNICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS.

Os estudos da relação sociedade e natureza têm evidenciado uma perspectiva co-evolucionista do desenvolvimento, entendida aqui como a co-evolução do conhecimento, dos valores, da organização social, da tecnologia e dos sistemas biológicos. A co-evolução do sistema social e do sistema natural tem sido objeto da construção do conhecimento agroecológico e do desenvolvimento territorial sustentável, cujos interesses residem no desenvolvimento de estudos de agroecossistemas biodiversos, que produzam alimentos e conservem a agrobiodiversidade. Assim, a proposta desse doutorado, visa desenvolver pesquisas e formar profissionais que contribuam com a consolidação da concepção de Agroecologia como campo do conhecimento científico interdisciplinar. Para tanto, trabalhará conceitos, princípios e metodologias que compreendam situações socioambientais complexas e contemporâneas em prol do desenvolvimento territorial do semiárido nordestino, onde as expressões das identidades e culturas do campesinato, movimentos sociais do campo e povos e comunidades tradicionais sejam valorizadas, ressignificando suas práticas e desempenhando papel central nos processos multidimensionais e multiescalares da transição agroecológica, na busca de propostas de sistemas de produção e consumo de alimentos e modos de vida mais saudáveis e sustentáveis.

Linhas de Pesquisa

I – Identidade, Cultura e Territorialidades:

Essa linha de pesquisa visa analisar os processos de produção de significações culturais sobre o mundo rural e as condições que tornam possível a formação e a consolidação progressiva de dinâmicas de desenvolvimento territorial e o seu grau de sustentabilidade nas esferas identitárias, social, econômica, técnica, política, institucional e ambiental, bem como, seu grau de autonomia e relação com escalas superiores de organização e gestão. Requer atenção especial a dimensão histórica, tanto para a recuperação de memórias e tradições, como para a sua reinvenção permanente, a partir de processos complexos de criação.

II – Sociedade, Economia e Construção do Conhecimento:

Esta linha de pesquisa visa compreender as especificidades do território nordestino no que se refere aos fenômenos sociais, históricos e econômicos contemporâneos a partir de sua relação com o desenvolvimento e o campesinato. A Economia Solidária e a Economia Ecológica serão referências para buscar compreender tal realidade e refletir sobre processos mais amplos do desenvolvimento econômico na região. As pesquisas a serem desenvolvidas nesta linha buscarão ainda compreender como nesses processos de articulação e organização coletiva, se dão os processos de Construção do Conhecimento Agroecológico, indicando um caminho epistemológico onde o diálogo de saberes é o ponto de partida.

III – Transições Socioecológicas e Sistemas Produtivos Biodiversos:

Esta linha de pesquisa visa a viabilização dos agroecossistemas dos territórios no semiárido. Nesse sentido, o desenvolvimento de pesquisas nesta linha tem o intuito de compreender a gênese, a historicidade, a dinâmica e os ritmos das transições que efetivaram mudanças significativas nas relações entre a sociedade e a natureza nos diferentes regimes metabólicos, uma vez que as sociedades humanas produzem e reproduzem suas condições materiais e imateriais de existência a partir de sua relação com a natureza.

IV – Convivência Com o Semiárido, Inovações Sociotécnicas e Desenvolvimento:

Esta linha de pesquisa com foco em convivência com o semiárido, inovações sociotécnicas e desenvolvimento, envolve a execução de pesquisas participativas que ressignifiquem os conhecimentos vivenciados na experiência camponesa, povos e comunidades tradicionais e resultem em tecnologias sociais apropriadas do ponto de vista agroecológico. Nesta linha se enquadram as pesquisas participativas com foco em processos ecológicos, energéticos, hidrológicos, biogeoquímicos, sucessionais e de regulação biótica envolvendo uso e manejo de recursos naturais, conservação e uso da agrobiodiversidade vegetal e animal, adubação verde; balanços, fluxos e fundos de energia, captação, conservação e uso apropriado e eficiente da água; ciclagem de nutrientes, fixação biológica de nitrogênio, conservação e manejo do solo; manejo de plantas espontâneas, controle alternativo de insetos-praga e micro-organismos com vistas a se desenvolver sistemas de inovação social, redes sociotécnicas articulados a modos de vida sustentáveis.

V – Ambiente, Saúde e Sistemas Agroalimentares:

Esta linha de pesquisa toma como ponto de partida o desenvolvimento de investigações críticas ao sistema agroalimentar globalizado, que transforma ecossistemas e as culturas camponesas, visando a produção de commodities para o mercado mundial. Nos territórios do semiárido, essas transformações se expressam no avanço de agroecossistemas especializados, voltados para o complexo da fruticultura irrigada, entre outros. Assim, esta linha de pesquisa focará estudos sobre agroecossistemas alimentares locais voltados para produção de bens ecológicos de alta qualidade nutricional, destinadas ao abastecimento de populações, a partir do manejo de variedades bem adaptadas ao contexto socioambiental do bioma caatinga e comercializadas através de circuitos curtos.