A pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) oferecerá à comunidade, já a partir de 2019, mais dois cursos: o Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e o Mestrado em Arqueologia. A aprovação dos cursos foi divulgada na última quinta-feira (6) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com os novos cursos, a pós-graduação da instituição passa a contar com quatro doutorados, todos aprovados este ano, e 17 mestrados.

O Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial é o primeiro do Brasil e foi aprovado no ano em que a Capes instituiu a modalidade de doutorado profissional. Até o ano passado, os doutorados eram todos acadêmicos. Entre as 125 propostas de doutorado profissional apresentadas à Capes, 16 foram aprovadas e destas apenas a da Univasf é de um curso isolado, o que significa que não é atrelado a um programa de mestrado já existente.

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) é um programa interdisciplinar e em associação entre instituições, da qual fazem parte a Univasf, instituição sede e coordenadora, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), caracterizadas como polos em seus campi. O doutorado também conta com o apoio de diversas instituições de ensino e pesquisa, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), nacionais e internacionais.

A coordenadora da proposta apresentada à Capes, professora Lucia Marisy, destaca que o novo doutorado será importante para consolidar diversos projetos já realizados pela Univasf. “Com esta proposta, estamos fortalecendo projetos muito importantes, entre eles o Programa de Desenvolvimento Territorial, que está presente em cinco territórios e envolve 56 municípios da região, e o Núcleo de Economia Solidária”, diz.

Segundo ela, o PPGADT também será importante para incentivar a agroecologia e dar apoio à agricultura familiar. “A partir do doutorado, poderemos estimular a consolidação de outras formas de fazer agricultura, como a agricultura familiar, praticada por pequenos produtores, que envolve uma população que é nosso foco e tem menos recursos. Por isso, merece atenção mais cuidadosa por parte das instituições de ensino públicas”, ressalta.

O primeiro edital de seleção de estudantes será lançado em 2019. Haverá editais com vagas específicas para cada uma das três instituições associadas. As atividades letivas serão desenvolvidas na instituição para a qual o aluno se inscrever. As atividades do PPGADT na Univasf serão realizadas no Espaço Plural, localizado no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA).

ASCOM/UNIVASF