Entre os dias 30 e 31 de Agosto agricultores e agricultoras que integram a Ecoararipe enquanto experiência de certificação participativa localizada na Chapada do Araripe – PE participaram de intercâmbio junto à experiência da Coopercuc e do Recaatingamento na comunidade Fundo de Pasto de Ouricuri, município de Uauá – Sertão do São Francisco Baiano. Esse intercâmbio fez parte de um conjunto de atividades do projeto AVACLIM “Projeto Agroecologia, Garantindo Segurança Alimentar e Meios de Vida Sustentável, Mitigando Mudanças Climáticas e Restaurando Terras em Regiões Secas” com objetivo de promover a troca de saberes entre famílias agricultoras que promovem a transição agroecológica no Semiárido brasileiro.

Na primeira parada os participantes conheceram a experiência da Coopercuc em visita às instalações da fábrica de produtos da sociobiodiversidade da caatinga. No segundo momento, conheceram a comunidade Fundo de Pasto de Ouricuri, também no município de Uauá. Esta comunidade integra um conjunto de mais de 30 iniciativas do território Sertão do São Francisco que tem sido denominada de ReCaatingamento.

A visita possibilitou troca de experiências em processos socioprodutivos e organizativos para construção social de mercados e geração de renda, bem como a iniciativa de conservação e recuperação da Caatinga e promove o agroextrativismo sustentável do umbu, maracujá da caatinga, mandacaru, meliponicultora, apicultura e outras produtos da sociobiodiversidade do Semiárido brasileiro. Ao final da atividade em campo as famílias agricultoras realizaram troca de sementes entre agricultores envolvidos nas experiências.

No segundo dia o intercâmbio teve continuidade no Centro de Formação Dom José Rodrigues, também conhecido como Roça do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Neste, os participantes vivenciaram a proposta da Convivência com o Semiárido a partir das tecnologias sociais e unidades de aprendizagens instaladas no centro de formação.

O Projeto AVACLIM  coordenado pelo Le Centre d’Actions et de Realizations Internationales (CARI) e Institut de recherchesurle développement (IRD), ambas instituições da França, que desenvolve ações de pesquisa  que avalie e sistematize experiências de transição agroecológica e suas contribuições para mitigação das mudanças climáticas e restauração das terras em regiões semiáridas e áridas em países de quatro continentes (Brasil, África do Sul, Índia, Etiópia, Marrocos, Senegal e Burkina Faso).

No Brasil, a organização parceira do projeto AVACLIM é a ONG Caatinga e conta com o apoio de um Consórcio Científico constituído pela UFRPE/Coordenação, UNIVASF/Sertão Agroecológico, UNILAB, IFSertão Pernambucano e Instituto Nacional do Semiárido, tendo como coordenadora geral a Prof.a Laetícia Jalil docente da URFPE e atualmente em pós-doutoramento junto ao PPGADT/UNIVASF.