Aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro de 2022 o curso de Análise de Solos com a Cromatografia Circular Plana de Kolisco-Pfeiffer. As atividades do curso ocorreram no Laboratório de Solos e Plantas do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) Campus Petrolina Zona Rural. Participaram do encontro estudantes, agricultores, docentes e técnicos de diferentes instituições que atuam na região. O objetivo do curso foi capacitar um coletivo de atores sociais e instituições que promovem pesquisa e extensão agroecológica junto à Rede Territorial de Agroecologia do Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano na avaliação e monitoramento da saúde dos solos através do uso da Cromatografia Kolisco-Pfeiffer.

A Cromatografia Kolisco-Pfeiffer é uma abordagem sistêmica de análise de solos que permite a compreensão deste como um “Sistema Vivo”. O método permite ampliar a compreensão da dinâmica da vida do solo (Autopoiese) e perceber os impactos das intervenções humanas sobre ele. A análise também permite identificar sinais da presença de agentes contaminantes, como agrotóxicos, constituindo uma importante ferramenta no monitoramento da “conformidade orgânica”. Além disso, a técnica é acessível às famílias agricultoras, pois tem baixo custo e é de fácil leitura e interpretação, o que gera resultados imediatos ao possibilitar a adoção de práticas agroecológicas com efeito positivo na manutenção, correção ou melhoria da saúde do solo e, consequentemente, na qualidade dos alimentos.
A experiência contribuiu para ampliar os conhecimentos acerca de técnicas replicáveis através das iniciativas de pesquisa, extensão e desenvolvimento no universo dos integrantes da Rede Territorial de Agroecologia. Deste modo, direciona-se assim, seu potencial de pesquisas para a solução dos desafios da agricultura familiar e iniciativas de transição agroecológica no Semiárido Brasileiro. Novos encontros formativos e intervenções serão realizados com o intuito de promover a troca de experiências e a replicação da Cromatografia Kolisko-Pfeiffer enquanto uma tecnologia social fundamental para a construção do conhecimento agroecológico e popularizando a ciência da Agroecologia em articulação com a promoção da dimensão prática da agroecologia e propostas de manejo que promovem o solo com “Sistema Vivo”.

Esta ação se deu no âmbito do Projeto de Assistência Técnica Agroecológica em Agricultura Urbana, executado pela Agência Municipal de Meio Ambiente/Prefeitura Municipal de Petrolina em parceria com a Kapi’wara Agroecologia Urbana, o Núcleo de Extensão em Agroecologia do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina Zona Rural, o Núcleo de Pesquisa e Estudos Sertão Agroecológico/UNIVASF, o Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial/UNIVASF, a Rede Territorial de Agroecologia do Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano contando com Apoio Financeiro do Fundo Casa Socioambiental.